A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma das entidades mais importantes do setor de franquias no Brasil. Ativa no mercado desde 1987, exerce diferentes atividades para beneficiar e ajudar seus associados, como conferências, palestras e cursos, além da atribuição do Selo de Excelência.
Deseja saber mais sobre o assunto? Acompanhe aqui as informações que preparamos sobre o que é a Associação Brasileira de Franchising e descubra quais são as suas contribuições para a promoção e expansão do setor no Brasil.
Afinal, o que é a ABF?
A ABF é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o propósito de representar e promover o franchising brasileiro. Considerada a segunda maior entidade do setor no mundo, tem sede em São Paulo, uma seccional no Rio de Janeiro e regionais no Sul, no Nordeste, no Centro-Oeste e em Minas Gerais.
A Associação Brasileira de Franquias também é consolidada internacionalmente, membro e participante ativa da International Franchising Association (IFA), a maior do mundo, e da World Franchise Council (WFC), que identifica o Brasil como a 4ª maior potência no setor mundial.
Aliás, por falar em números, segundo o site da Associação Brasileira de Franchising, o Brasil é destaque. Somente em 2021, o faturamento foi superior a R$ 185 bilhões. Ainda, a organização contabilizou mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o território nacional.
Apenas os franqueados brasileiros respondem por cerca de 2,7% do PIB e empregam mais de 1,4 milhão de pessoas. Atualmente, a Associação Brasileira de Franquias possui mais de 1500 associados, segmentados entre franqueadores, franqueados, consultores, fornecedores e colaboradores.
Desde o seu histórico de criação, a entidade dedica-se à realização de diferentes atividades, com o intuito de capacitar, motivar e reconhecer seus associados. Entre o seu escopo de atuação, contabilizam-se diversas conferências, palestras, cursos, formações técnicas e a atribuição de selo de excelência às empresas.
A importância do Selo de Excelência de Franchising (SEF)
Qual empresário não deseja ter o seu negócio reconhecido com excelência? Ainda mais, quando se trata de franquia, em que a padronização é o carro-chefe de qualquer operação. Assim, quem não deseja ter um selo de reconhecimento nacional para todo mundo ver?
Pensando justamente em promover a qualidade do trabalho prestado, a Associação Brasileira de Franchising criou, em 1990, o selo de excelência em franchising. O título é mais que um mero reconhecimento concedido anualmente às empresas e à sua atuação como franqueadora, mas um tributo a todo o processo do negócio.
As franquias com selo de excelência obtêm o fortalecimento de sua marca, reconhecimento da qualidade de suas operações e referência na adoção de práticas de gestão. Para o empreendedor que busca novos investimentos, o título proporciona segurança e confiança na hora das negociações.
Como obter o selo de excelência?
Se você é uma franquia de agência de viagens, por exemplo, é fundamental a inscrição na premiação anual. O primeiro momento é dedicado à análise detalhada das exigências às redes, como ser associado à ABF por, no mínimo, um ano, possuir, pelo menos, cinco franqueados, entre outros.
Em seguida, os franqueados fazem as honras da casa e avaliam, por um formulário, o grau de satisfação com foco na rentabilidade da unidade, suporte fornecido pela rede e relacionamento com a marca. Os franqueados podem informar, ainda, se têm interesse em ampliar os negócios ou recomendá-los a terceiros.
Com base na análise de desempenho e da satisfação dos empresários, como citados acima, a franqueadora recebe uma pontuação. A marca obtém o selo da Associação Brasileira de Franchising quando a empresa conquista, entre os seus franqueados, 75% de aprovação.
Flytour Franchising é a única no ramo turístico a ter 21 selos ABF
Qualidade e melhor entrega para a sua rede de franqueados. Essa é uma das missões da Flytour Franchising, premiada com o Selo de Excelência, emitido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 21 vezes consecutivas. O último título foi conquistado no início deste ano.
O resultado de tanto sucesso é sinônimo de uma gestão de franquias inovadora, com suporte especializado, assessoria e comprometimento com as pessoas e com os serviços de viagens. Por isso, a Flytour Franchising é reconhecida como a única no mercado de turismo a conquistar tantas vezes o prêmio.
O Selo de Excelência em Franchising ABF dá à Flytour credibilidade e confiança nos quesitos de apoio fornecido pela marca; processo de seleção do franqueado; suporte e treinamentos; lucratividade e retorno de investimento, entre outros.
Conheça a melhor rede de franquias de viagens do país
Em ação no mercado desde 1992 e atuante em 16 estados brasileiros, a Flytour oferece um renomado sistema de franquias, com um histórico marcado por profissionalismo e bons resultados, com até 250% de crescimento ao ano. Não é por acaso que a Flytour tem mais de 97% de aprovação dos associados!
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Convidamos você a visitar o website e acompanhar o blog de notícias. Frequentemente, o espaço é alimentado com informações atualizadas do mercado de franquias e turismo.