O fim do ano traz com ele datas comemorativas aguardadas ao longo de todo ano pela maioria das pessoas, principalmente pelo espírito festivo, mas também pelas lembranças que guardamos. Aliás, no ambiente de trabalho você vai ver que os brindes corporativos são fortes agentes de boas memórias afetivas.
No decorrer dos 365 dias, as pessoas convivem mais em seus ambientes de trabalho do que com suas próprias famílias. Com isso, o ideal é que tais ambientes sejam agradáveis e prazerosos. Quando o colaborador se sente querido pela organização da qual faz parte, repercute positivamente nos seus resultados.
O efeito positivo do brinde corporativo
Por isso, o tema de hoje, no nosso blog, é para explicar um pouco mais sobre o efeito positivo dos brindes corporativos. Não somente entre os funcionários, como também entre empresa x cliente, que têm a relação fortalecida e a comunicação alinhada, fazendo com que caminhem juntos rumo à satisfação mútua.
Contudo, atenção! Muito se engana quem acha que os brindes corporativos são utilizados apenas em épocas de Natal e Ano Novo. Como o próprio nome diz, são brindes que a organização oferece para seus colaboradores e funcionários, sendo assim, também se encaixam em aniversário da empresa, alcance de metas, etc.
Como funcionam os brindes corporativos
Primeiro, a ação da instituição de oferecer brindes ao seu quadro de funcionários e cartela de clientes nada mais é que um investimento. Isso porque funciona como ativação de marca no mercado, além de movimentar o lado humano, viés que é um tanto carente pelas pessoas no mercado de trabalho todo.
Pense na perspectiva do colaborador: a sua rotina diária gira em torno do seu trabalho. É ele quem dita seu horário de lazer, sua produtividade e, muitas vezes, seu humor. Esta é a importância de brindes corporativos: fazer com que o funcionário se sinta compreendido e visto como um ser único dentro da instituição.
Agora pelo olhar do cliente: quando se procura um produto ou serviço, existe uma diversidade no mercado, fomentando uma disputa e certa concorrência. Logo, é preciso adotar medidas para fidelizar o cliente, e os brindes corporativos fazem parte dessa estratégia.
Aliás, pode-se ir um pouco mais além, em que os brindes podem funcionar como marketing de experiência. Isso porque despertam emoções positivas nos clientes, trazem identificação, abrem o campo do diálogo e das trocas e, com isso, estreitam a comunicação.
Tipos de brindes corporativos
Você já entendeu como funcionam os brindes, que, além de cultivar o lado humanizado da relação, também ativam a marca perante o cliente e o mercado. Todavia, você sabe quais brindes escolher nessas ocasiões? Entenda que os brindes corporativos criativos são sempre uma excelente escolha.
Dentro da organização, os colaboradores apresentam os mais diferentes perfis. O mesmo acontece com os clientes. O ideal, então, é que os brindes sejam compatíveis com essa diversidade, e mais, que sejam personalizados e criativos, pois assim demonstra-se que houve cuidado e atenção na escolha. É uma relação de carinho!
Transitando por essas características, podemos citar alguns exemplos de brindes corporativos, como mochilas ou bolsas para viagens, itens para massagens ou antiestresse, brindes com viés ecológico, kit para churrasco, fone de ouvido, canecas diferenciadas, entre outros.
Partindo do princípio de que os brindes funcionam como um investimento, como citado anteriormente, algumas instituições não medem esforços para essa estratégia, indo além dos brindes e desenvolvendo eventos corporativos para seus funcionários, clientes e prospects. Veja, a seguir, como funciona.
Eventos corporativos: ativação de marca e networking
Os encontros corporativos são exemplos de excelentes oportunidades para ativação da marca em eventos, já que o público ali presente busca experiências que o identifiquem com a empresa. Sendo assim, o objetivo deles é estabelecer essa conexão para que se convertam em leads.
Assim como os brindes corporativos, essa ação de marketing estabelece uma memória afetiva com o participante, gerando valor a partir da experiência e fortalecendo a identificação, porém de forma mais intensa, dinâmica e interativa.
Ao invés de ver o nome da marca passando no telão ou em flyers que podem ser facilmente descartados, o público pode ter uma experiência mais imersiva, como um espaço instagramável, por exemplo, ou, até mesmo, por meio de partidas de jogos ou simulação de realidade virtual. São táticas que criam memórias afetivas.
É claro que o indicado é estudar o perfil do público para saber em quais eventos e de que forma essa ativação da marca vai trazer maior promoção para os serviços/produtos da empresa. Porém, já adiantamos que o grande segredo é a criatividade dessas ações.
Soluções corporativas com a Flytour
Os brindes corporativos são uma excelente estratégia para você expandir sua marca no ecossistema dos negócios. Então, para te auxiliar em todos os eventos corporativos, você pode contar com nossos serviços especializados.
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