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Como organizar convenções corporativas de sucesso em 7 passos

Imagem mostra como funciona convenções corporativas

A realização de qualquer evento requer planejamento, organização, tempo e cuidados específicos. No caso das convenções corporativas, tema-chave deste artigo, saber o que oferecer ao público-alvo e identificar suas predileções ajudam a otimizar todo o processo e torná-lo eficaz.

 

Contudo, a preparação de eventos empresariais desse porte exige uma série de cuidados, incluindo prevenção de possíveis imprevistos. Para aprender como planejar uma convenção de sucesso, continue a leitura. Vamos apresentar 7 importantes dicas para que tudo saia dentro do esperado. 

 

Conheça alguns tipos de eventos corporativos

Você sabia que há diferentes tipos de eventos corporativos e cada um tem uma estratégia particular? Antes de focar nas convenções, vamos fazer uma breve apresentação dos mais comuns.

 

Embora sejam muito parecidos e com a proposta de trocar conhecimento, os congressos e seminários têm suas peculiaridades. Enquanto o primeiro é uma reunião de especialistas para tratar de assuntos comuns, o segundo é definido como um grupo de estudo ou círculo para debater questões científicas ou culturais.

 

As feiras, outro evento corporativo bastante funcional, são planejadas para atrair novos clientes e investidores. São consideradas excelentes meios para divulgação de marca e estreitamento de relacionamentos.

 

Já as convenções corporativas são focadas nas melhorias internas de estratégias ou em apresentar resultados de desempenhos, por exemplo. É ideal para a realização do famoso brainstorm, muito comum no vocabulário dos executivos. Para conhecer mais tal formato, continue a ler este texto.

 

Afinal, o que é convenção?

As convenções corporativas têm o objetivo de ajudar as empresas a aumentar a produtividade, elevar a motivação de suas equipes e influenciar, de maneira positiva, os negócios como um todo. 

 

A realização de uma convenção merece atenção e cuidados específicos para que tudo saia dentro do esperado. Assim, o organizador de eventos é o responsável por toda a operacionalização dos processos e a sua principal função é entender e prever as necessidades, considerando o público que deverá ser atingido.

 

Como organizar uma convenção de sucesso?

O grande segredo é preparar todo o processo por etapas, levando em conta estudos iniciais sobre os objetivos da empresa e dos convidados, escolha do local, contratação de equipe e de serviços, elaboração de relatórios e muito mais. 

 

Para preparar convenções corporativas eficientes e alinhadas com o posicionamento da empresa, a seguir, confira 7 recomendações. Colocadas em prática, elas farão a diferença e ajudarão a tornar os eventos da sua empresa bem-sucedidos.

 

1 – Defina os objetivos

Em primeiro lugar, ser claro sobre os objetivos do evento é essencial. Por isso, saber o motivo pelo qual está organizando a convenção corporativa, qual resultado deseja alcançar, qual mensagem deverá ser transmitida e quem é o público-alvo são os pontapés iniciais para a construção do planejamento.

 

2 – Escolha a data, o local e a equipe de produção

O próximo passo destina-se à escolha da data e do local mais apropriado para a realização do evento. Para tanto, deve-se levar em consideração as seguintes observações:

 

  • A data escolhida não pode ser em feriados ou datas importantes do calendário da empresa, como planejamento estratégico, por exemplo;
  • O local deve comportar o número de convidados confortavelmente e ser reservado com, pelo menos, seis meses de antecedência;
  • O local escolhido deve considerar os valores da empresa e deve ser acessível aos convidados, com transporte público e estacionamento;

 

Esta fase também é dedicada à escolha da equipe de produção, que ficará responsável em garantir o cumprimento de todo o planejamento dentro dos prazos estabelecidos pelo organizador.

 

3 – Faça um cronograma de trabalho

A criação de um cronograma de tarefas servirá como um guia para cada etapa do plano de organização. Ele deve ser alimentado frequentemente e com diferentes informações, como calendário de trabalho, lista de convidados, reuniões com fornecedores, roteiro do evento, criação de material gráfico, palestrantes e outros.

 

Neste documento podem constar ainda ideias que vão além do óbvio. Assim, pensar fora da caixa é um meio de surpreender os participantes e conseguir engajá-los em uma experiência única. Quanto mais envolvidos com a mensagem transmitida, maior impacto o evento causará. Uma boa opção é apostar em atividades interativas. 

 

4 – Escolha dos palestrantes

Outro passo essencial é decidir quem serão os palestrantes para empresas. Ou seja, quem serão os porta-vozes das mensagens que deverão ser abordadas durante a convenção corporativa.

 

A ideia de convidar palestrantes externos é uma grande oportunidade para ensinar novas técnicas e conhecimentos para todos os funcionários e parceiros. Esses profissionais poderão apresentar cases de outras empresas, compartilhar novas metodologias e conteúdos motivacionais. 

 

5 – Atenção ao orçamento do evento

Esse é um dos pontos mais sensíveis e complexos. Aliás, na hora de organizar um evento, todo mundo quer apresentar o melhor. Para isso, elabore uma estimativa inicial do quanto poderá ser gasto e adicione uma pequena margem de emergência, de modo a assegurar imprevistos, otimizar tempo e dinheiro.

 

É preciso considerar que o orçamento para eventos deve cobrir as despesas essenciais, como locação do espaço, equipamentos de logística, material gráfico, palestrantes, recrutamento com pessoal, etc. 

 

6 – Envio de convite

O convite é a primeira impressão que o convidado tem do evento. Por isso, ele deve ser cuidadosamente pensado e transmitir a mensagem do evento e da empresa, além de aguçar a curiosidade de quem o receber.

 

A sugestão é enviar um save the date, com a data e uma mensagem de impacto. Próximo ao dia do evento, enviar o convite com informações mais precisas, com local e programação. Pode-se também enviar alerta até o grande dia para manter a curiosidade acesa. Contudo, só tenha atenção para não se tornar cansativo.

 

7 – Brindes para eventos

Para ganhar ainda mais a satisfação dos convidados, apostar em brindes é uma ótima estratégia. Além de trabalhar o reconhecimento de marca da empresa, o brinde agrega valor e é uma forma criativa de se fazer presente na rotina do público e motivar os funcionários.

 

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Agora que você já sabe os principais passos de como organizar convenções corporativas, que tal conversar com quem realmente entende do assunto? Com mais de 45 anos de expertise e liderança de mercado, a Flytour pode auxiliar na gestão do seu evento.

 

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