As empresas têm buscado cada vez mais novas formas de criar estratégias de diferenciação no mercado. Para encantar os clientes, os fornecedores ou, até mesmo, o público interno, eventos corporativos criativos são uma das maneiras que mais trazem resultados.
Se você está procurando por ideias de como inovar na área de eventos da sua empresa, continue a leitura. Trouxemos várias dicas e exemplos para você se inspirar e adequar conforme a realidade da sua companhia.
Como planejar eventos corporativos criativos
Com o avanço da tecnologia, hoje, é possível pensar em diversos tipos de eventos corporativos que não precisam ser, necessariamente, realizados em um espaço físico. Um bom sinal de internet é capaz de conectar milhares de pessoas, simultaneamente, de e em qualquer lugar do mundo.
Porém, com tantas possibilidades, pensar em eventos corporativos criativos e que saem da caixinha pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, é preciso planejar cada detalhe para que o seu público obtenha a melhor experiência possível.
Esteja atento ao seu redor
Muitas vezes, acreditamos que grandes ideias surgem apenas na cabeça de pessoas hipercriativas. Entretanto, na verdade, basta apenas um olhar mais atento para o lado e algo muito bacana pode surgir.
Sobre o que os seus funcionários e clientes estão falando? Quais temas interessam a eles? Vale a pena gastar alguns minutos dos seus dias perguntando-lhes, interagindo ou, até mesmo, vasculhando as redes sociais deles. Isso porque muitas ideias criativas podem surgir a partir daí.
Outro ponto importante para o sucesso dos eventos é estar antenado às novidades do seu setor e do mercado como um todo. Leia notícias, acompanhe blogs corporativos e fique sempre de olho na concorrência.
Use o stand de eventos ao seu favor
Levar materiais diferentes e chamativos para o stand de eventos pode ser uma estratégia capaz de atrair um público maior do que você imagina. Aqui, vale apostar em cores alegres, luzes e outras formas de chamar a atenção das pessoas que passarem pelo local.
Se você está em dúvida se esses detalhes fazem diferença, saiba que, em 2015, a Nike foi responsável por um evento extraordinário. Na ocasião, a empresa implantou uma enorme caixa de tênis com LEDs em um espaço público de Nova York. Dentro dessa “caixa”, ocorreu o lançamento do novo aplicativo da marca, o SNKRS. A ação deu o que falar e foi um verdadeiro sucesso!
Outra ideia interessante é a de criar efeitos visuais. Para isso, use e abuse da computação gráfica para montar stands mais atraentes. Você pode usar letreiros digitais, placas ou telões, por exemplo.
Apoie-se na tecnologia
Quem disse que um workshop precisa ser realizado sempre da mesma forma? Com a ajuda da tecnologia, você pode transformar suas palestras em um espaço de interação com a plateia, tornando o evento mais dinâmico e memorável.
Conte com aparelhos tecnológicos, como totens interativos, óculos de realidade virtual, roletas, painéis eletrônicos e tablets para interagir com o público durante os workshops presenciais.
Agora, mesmo que o evento seja realizado no formato on-line, existem — ainda mais — possibilidades de utilizar a tecnologia a favor da sua empresa. Chats on-line, quizzes, enquetes e games são algumas das formas de tornar o seu evento virtual em algo mais atraente.
Tendências de eventos corporativos criativos
Algumas tendências de eventos corporativos criativos têm dado o que falar. Afinal, experiências inovadoras tendem a ficar na memória das pessoas por muitos e muitos anos, o que é de extrema importância para as empresas.
Os seminários silenciosos são novidades que estão dominando o mundo dos eventos corporativos. Neles, os espectadores recorrem aos fones de ouvido para acompanharem o que o palestrante está dizendo, geralmente, em salas à prova de som.
A grande vantagem desse formato é que o público tende a desviar menos o foco do conteúdo que está sendo apresentado. Afinal, pode prestar atenção ao evento sem interferências, ruídos ou outras distrações sonoras do ambiente.
Os espaços surpresas também vieram com tudo. Eles são uma boa forma de surpreender os participantes das convenções que não estavam contando com uma “sessão extra” no evento. Vale uma sala interativa, um espaço para fotos ou, até mesmo, murais com imagens e ilustrações.
No Experience Marketing Summit, por exemplo, foram criadas duas salas surpresas como experiência para o público. Em uma delas, havia um painel gigante onde as pessoas podiam colorir as paredes. Na outra sessão, as paredes continham pinturas que podiam ser descobertas ao rasparem a parede.
Conte com a Flytour para criar eventos inesquecíveis
Composta por uma equipe multidisciplinar, a Flytour tem a expertise necessária para planejar e executar eventos corporativos criativos para a sua empresa. Oferecemos o maior ecossistema de turismo do Brasil, entregando soluções inovadoras em todos os pontos de eventos e viagens.
Afinal, nos dedicamos totalmente em todas as fases relacionadas, desde o briefing até o desenvolvimento dos relatórios pós-evento. Conosco, sua empresa não vai precisar se preocupar com a confirmação da presença dos participantes, dos serviços patrocinados, das aprovações ou das ordens de serviço.
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