Imagine chegar no aeroporto e na hora de embarcar para uma reunião de negócios superimportante, ser surpreendido porque sua mala está com excesso de bagagem. Seria um pesadelo, não é mesmo?
Organizar uma viagem gera bastante expectativa e, em algumas ocasiões, até tensão. No mundo ideal, o mais indicado seria planejar tudo com antecedência e cautela, incluindo as regras de bagagem e outras restrições ou exigências.
Porém, para otimizar seu tempo, preparamos este texto exclusivo que vai esclarecer tudo a respeito da bagagem no avião, o limite de peso aceito pelas companhias aéreas e até possíveis taxas que podem ser cobradas. Vem com a gente garantir que seu voo seja tranquilo e sem surpresas.
Fique por dentro da regra de excesso de bagagem
Quem está acostumado a viajar já está por dentro da regra sobre excesso de bagagem, certo? No entanto, nossa intenção é que todos se certifiquem de que não vão ter imprevistos no momento de despachar sua mala no aeroporto.
Vale lembrar que, anteriormente, todas as companhias aéreas operavam com a mesma franquia de bagagem. Ou seja, elas delimitavam o mesmo volume máximo de carga para despachar as malas gratuitamente e, só após ultrapassar o peso estipulado, um valor extra era tarifado.
A questão é que, desde 2016, a ANAC aprovou algumas medidas que invalidaram essa regra de excesso de bagagem, dentre elas a franquia de bagagem. Assim, desde então, cada companhia aérea é independente para tomar suas próprias decisões quanto ao limite máximo de peso e a incidência de taxa.
Sendo assim, para consultar se a sua mala está com excesso de bagagem ou não, deve-se ir diretamente à companhia do voo. A orientação é que você verifique junto à empresa o valor da taxa pelo volume excedente e qual o procedimento para solicitar peso adicional para não ser taxado no embarque.
Tarifas cobradas pelas companhias aéreas
Agora que está esclarecido que o máximo de peso aceito na bagagem é decidido pela companhia do voo, a pergunta mais recorrente é “qual limite de peso da bagagem de avião?”. Vamos trazer, a seguir, alguns exemplos.
- Azul: pode-se levar até 23 kg sem ser considerado excesso de bagagem ou respeitando as dimensões permitidas. Então, quanto se paga por kg de excesso de bagagem? É cobrado uma taxa de R$ 220,00 por peça.
- Gol: limite máximo de 23 kg ou cumprindo as dimensões permitidas. A tarifa cobrada pelo peso extra varia de acordo com a categoria do cliente. A tabela com tais informações pode ser conferida na íntegra diretamente no site da companhia aérea.
- Latam: o peso da bagagem pode ser de até 23 kg com exceção para Europa, Argentina, Aruba e Oceania que aceitam até 32 kg. Já a tarifa cobrada pelo peso excedente, muda conforme o tipo de voo e destino. Confira mais dados sobre valores diretamente no site da empresa.
Vamos falar sobre a bagagem de mão
Já que você entendeu como funciona o excesso de bagagem e a franquia das empresas aéreas, é o momento de compreender como se aplicam as regras para a bagagem de mão. É sempre muito importante saber quais produtos são aceitos e quais você nem deve pensar em colocar na sua mochila.
Primeiro, entende-se por bagagem de mão uma bolsa, mala ou mochila que o passageiro pode levar com ele, transportando objetos pessoais ou de valor, dinheiro ou remédios, por exemplo. Assim como a bagagem despachada, a de mão também precisa respeitar as dimensões e os limites de peso estipulados.
A ANAC determina que o peso máximo para as bagagens de mão é de até 10 kg. Para as dimensões, são dois padrões a serem respeitados: 55 cm x 35 cm x 25 cm para os voos domésticos e 55 cm x 40 cm x 20 cm para os internacionais.
Porém, como as empresas aéreas não têm mais uma franquia de bagagem que as tornem uniformes, a melhor indicação é que você confira juntamente à empresa quais os valores aplicados por excesso de bagagem e como proceder para solicitar o peso adicional. Afinal, você não vai querer pagar nada a mais se puder evitar, né?
Objetos que podem ser transportados livremente
Um tópico muito procurado por quem vai viajar de avião é o que pode ou não levar na bagagem de mão. Então, já anota tudo para não cometer nenhum equívoco quando for separar seus pertences.
Está liberado levar guarda-chuva, bengala, determinados equipamentos, máquinas fotográficas, notebooks, aparelhos celulares, dinheiro, cartão, remédios, alimentos e bebidas (para voos nacionais, porém, verifique junto à companhia), entre outros itens.
Agora, exemplos do que não pode levar na bagagem de mão: armas ou réplicas, objetos pontiagudos, cortantes ou arredondados que possam causar risco à segurança de outra pessoa e substâncias que possam causar incêndio.
Atenção, em caso de produto aerossol, gel, pasta, creme e similares, a exigência é que seja transportado na bagagem de mão em frascos de até 100 ml. Eles precisam estar vedados com plástico transparente e a capacidade máxima é de 10 frascos, totalizando, assim, 1 litro.
Viaje sem dor de cabeça e com total segurança
Ficou tudo esclarecido sobre o excesso de bagagem, certo? Para uma viagem a negócios com a sua empresa, nós da Flytour temos uma equipe especializada para te atender exclusivamente. Venha garantir a tranquilidade da sua viagem!