Flytour Logo

Documentação e vistos

Saiba tudo sobre vistos e documentos necessários para suas viagens internacionais 

Confira tudo que precisa saber para a solicitação de vistos, documentos e como se preparar para sua viagem internacional. 

O primeiro passo para planejar a sua viagem para o exterior é verificar a obrigatoriedade do visto para a entrada no país de destino. Vale lembrar que países pertencentes ao Mercosul, União Europeia, além de Rússia, Israel e Reino Unido, dispensam a emissão do visto de turista.

Ainda assim, para os países que exigem visto de entrada, é preciso planejar a solicitação e retirada do visto com antecedência, isso porque os prazos podem ser diferentes para cada país conforme critérios e exigências determinados.

Importante: antes de embarcar, certifique-se com a Embaixada ou Consulado do país de destino quais são os requisitos de entrada. O viajante também deve verificar qual o tipo de visto (turismo, estudo ou trabalho) se enquadra ao objetivo da viagem.

Confira, a seguir, quais os requisitos e exigências comuns entre os países que exigem visto de entrada.

Quais são as exigências mais importantes?

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, não é permitido ao brasileiro que queira trabalhar ou estudar no país de destino viajar com o visto de turista. Caso descumpra essa regra, o viajante poderá ser preso ou, até mesmo, deportado.

Outra dica importante é que o turista sempre tenha em mãos os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Nos casos de imprevistos e dificuldade, você precisará contatá-los.

Ainda alguns países não exijam visto para turistas brasileiros, vale reforçar que a dispensa não serve para quem for estudar ou trabalhar.

🚨 Alertas importantes:

🚨 Foi detido por alguma autoridade estrangeira? Você tem o direito de pedir para telefonar para sua Embaixada ou Consulado. Não deixe de usá-lo, certo?
🚨 Viagem programada? Faça cópia dos seus documentos (RG, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento) e leve na sua bagagem de mão. Em caso de extravio do anterior, eles serão essenciais para tirar novo passaporte no exterior. 

💉 Cuidados médicos: vacina para viajantes

Para viagens internacionais, o Ministério da Saúde do Brasil orienta que o viajante esteja com a sua situação vacinal atualizada, conforme as orientações do Calendário Nacional de Vacinação.

A recomendação é que o viajante procure os serviços públicos de vacinação portando um documento de identificação e o cartão de vacinação, se disponível, para avaliação e atualização, quando necessário.

Importante: o viajante deve incluir o cartão de vacinação entre os documentos da viagem. Para viagens internacionais, é importante dispor também do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), quando exigido para entrada no país de destino ou no qual ocorra escala de voos.

Aliás, a vacinação do viajante contra doenças infecciosas serve para dois propósitos:

💊 proteger a pessoa que pode ficar exposta a infecção;
💊 proteger os países e populações dos riscos de importar a infecção;

Antes de viajar verifique se seu país de destino é considerado área endêmica para alguma doença e se exige alguma vacina específica.

🚨 Comprovante vacinal Covid-19

Confira sempre se há informações atualizadas sobre requisitos de viagem e testes específicos relacionados à Covid-19 no país de destino, incluindo qualquer parada para voos de conexão. Você deverá se apresentar no aeroporto munido dos devidos documentos de viagem.

Viagens internacionais pela América do Sul

Nos países-membros do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai) e nos países associados (Chile, Peru e Bolívia, mais recentemente Equador, Colômbia e Venezuela), não é obrigatório o uso do passaporte. A carteira de identidade válida é o suficiente.

Países como Peru e Bolívia, às vezes, implicam com o RG, por isso é mais seguro levar o passaporte. Caso você pretenda viajar para o Caribe Colombiano, o RG não é aceito na entrada das ilhas.

📣 Não tem passaporte? Nesse caso, você precisará de uma autorização do Consulado Brasileiro para o ingresso nas ilhas.

Para o RG ser válido, é preciso estar em boas condições e ter sido expedido com o prazo de até 10 anos antes do ano da viagem. Vale lembrar que não são permitidos: carteira de habilitação, carteira de trabalho, entre outras como documento de identificação.

Vale destacar que há exceções para entrada de países na América do Sul: Guiana, Suriname e Guiana Francesa ainda exigem o passaporte válido.

Outro dado importante: em alguns estados brasileiros e países da América do Sul como: Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Paraguai e Venezuela, é necessário estar vacinado contra a Febre Amarela.

A vacina é gratuita e disponibilizada nas unidades de saúde. Estando com o seu cartão de vacinação, procure um posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), localizado nos aeroportos, para a troca da carteira pelo Certificado Internacional de Vacinação.

É importante tomar a vacina, no mínimo, com 10 dias de antecedência da sua viagem.

Validade do passaporte

Nos casos do passaportes, a validade mínima é de, pelo menos, 6 meses antes da sua viagem. Caso contrário pode não ser aceito na fronteira.
📍 Confira a lista dos documentos necessários para obtenção do passaporte:

Foto:

Você não precisa levar foto. Ela será tirada digitalmente no momento da entrevista.
Em caso de crianças de colo, deverá ser fornecida foto 5×7 cm, colorida, com fundo branco.

RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência:

  • Cópias e originais;
    • RG e CPF dos pais em caso de menor de idade;
    • Comprovante de voto das duas últimas eleições;
    • Se casado, certidão de casamento,
  • Certidão de nascimento;
    • Caso tenha, passaporte anterior (válido ou vencido). 

Certificado de reservista:

  • Cópia e original (através de despachante só é necessária cópia);
    • Apresentação obrigatória para homens com até 46 anos. 

Taxas:

  • Para quem vai tirar o passaporte pessoalmente, é necessário apenas o pagamento da DARF;
    • Tirando o passaporte pelo despachante, a DARF deve estar inclusa no serviço. 

Como solicitar o seu passaporte?

Procure uma unidade da Polícia Federal mais próxima da sua casa. O prazo normal para a obtenção do passaporte é de 5 dias úteis, podendo ser reduzido para 3 dias ou, até mesmo, 24h mediante pagamento da taxa de urgência equivalente. A requisição a ser preenchida contém a lista dos documentos necessários e os formulários oficiais da Polícia Federal. 

Perdi meu passaporte, o que fazer?

Curtindo a viagem no exterior, e você se dá conta de que perdeu o passaporte. O que fazer? Em caso de perda ou roubo, procure imediatamente o Consulado ou Embaixada brasileiros no país em que estiver. Eles irã providenciar a reemissão do seu documento.

Não deixe de ir ao Consulado, ok? Se você for abordado sem o passaporte, por qualquer autoridade estrangeira, poderá ser preso e deportado ao seu país de origem.

Há autorização necessária para embarques de menores?

Para menores de idade viajando desacompanhados, é obrigatório portar a carta de autorização assinada pelos pais (pai ou mãe).

Menores viajando acompanhados de responsáveis não legais, precisam apresentar a autorização do responsável legal que não irá acompanhá-lo.

A negócios ou a lazer, é sempre importante contar com um especialista em viagens. Sem contar que você tem assistência antes, durante e após a sua viagem. Explore o mundo com a Flytour. 

🎁 Bônus

Confira a lista de alguns dos países que exigem o visto de turista para brasileiros: 

África

Angola

Argélia

Benin

Burkina Faso

Cabo Verde

Camarões

Congo

Egito

Etiópia

Gabão

Gana

Mali

Moçambique

Nigéria

São Tomé e Príncipe

Quênia

República da Guiné

Tanzânia

Ásia

Afeganistão

Armênia

Bangladesh

Camboja

Catar

China

Emirados Árabes Unidos

Índia

Indonésia

Irã

Iraque

Japão

Jordânia

Laos

Líbano

Nepal

Vietnã

 

América

Canadá

Cuba

El Salvador

Estados Unidos

Honduras

Oceania

Austrália

🚨 A partir de 2024, brasileiros vão precisar solicitar o visto ETIAS para viajar à Europa a turismo por até 90 dias. 

Ainda tem dúvidas? Conte com a assistência de quem é líder no segmento e já embarcou milhares de viajantes pelo mundo.

Flytour. Conectando o viajante às suas melhores experiências de viagem.