5 dicas essenciais para viajar com animais de estimação
Tudo que você precisa saber para viajar em segurança com o seu pet
Viajar com animais de estimação pode ser uma ótima maneira de compartilhar sua aventura com seu melhor amigo. No entanto, é importante planejar com antecedência para garantir que sua viagem seja segura e agradável para todos.
Pensando no conforto do seu bichinho e nos cuidados básicos para transporte, separamos 5 dicas essenciais para viajar com animais de estimação. Confira!
1 – Escolha um destino pet-friendly 🐶
Nem todos os destinos são adequados para animais de estimação. Certifique-se de escolher um destino que permita animais de estimação e tenha instalações para recebê-los, como hotéis, restaurantes e atrações turísticas.
2 – Planeje sua viagem com antecedência ⏰
Reserve sua acomodação e atividades com antecedência, especialmente, se você estiver viajando durante a alta temporada. Isso ajudará a garantir que haja espaço suficiente para você, seus acompanhantes e seu pet.
3 – Prepare seu animal de estimação para a viagem 🎒
Leve seu pet ao veterinário para uma consulta de saúde antes da viagem. Isso garante que seu animal de estimação esteja saudável e atualizado com suas vacinas.
4 – Pack de pertences do seu animal de estimação 🦴
Certifique-se de embalar todos os itens essenciais do seu pet, incluindo comida, água, brinquedos, cama e qualquer medicamento que ele tome.
No caso de viagens de avião, é fundamental seguir as dicas do Regulamento de Animais Vivos (AR) da IATA. A exemplo do dispensador de garrafas, que não deve ser usado para substituir recipientes abertos de água.
Se usado, a caixa de transporte ou kennel de viagem também deve incluir recipientes de água e alimentos firmemente presos ao interior da porta.
Além disso, você deve seguir todas as normas da companhia aérea. A LATAM, por exemplo, tem requisitos importantes. Animais de estimação, independentemente da modalidade de viagem, só serão aceitos se:
- apresentar toda a documentação de viagem necessária para a origem, conexão e destino.
- a caixa de transporte ou canil atender às condições estabelecidas
- o animal de estimação estiver com a saúde perfeita para viajar.
- o animal de estimação tiver, pelo menos, 16 semanas de idade (4 meses) e ter sido desmamado, pelo menos, 5 dias antes da viagem.
- houver disponibilidade suficiente no voo e acondicionamento necessário para a viagem.
Lembrete importante: o serviço de animais de estimação no bagageiro só é permitido em itinerários com no máximo uma conexão inferior a 7 horas em toda a viagem.
5 – Esteja preparado para imprevistos
Sempre é uma boa ideia preparar-se para imprevistos, como se seu animal de estimação se perder ou se machucar. Certifique-se de ter um plano em caso de emergência e de saber como entrar em contato com seu veterinário local.
Ao seguir essas dicas, você pode garantir que sua viagem com seu animal de estimação seja segura e inesquecível para todos.
Para a viagem ser ainda mais especial, aqui vão mais algumas dicas adicionais para viajar com animais de estimação:
- viagem de carro: seu animal de estimação deve estar acomodado em um cinto de segurança ou em uma caixa de transporte.
- viagem de avião: verifique as políticas de animais de estimação da companhia aérea com antecedência.
- viagem de trem ou ônibus: verifique com a companhia de transporte se eles permitem animais de estimação.
- viagem de cruzeiro: com exceção de cães adestrados que guiam deficientes, animais não são permitidos em cruzeiros, com algumas exceções.
- Certifique-se de dar ao seu animal de estimação muitas oportunidades para fazer xixi e cocô durante a viagem.
- Leve seu pet para passear regularmente durante a viagem.
- Seja paciente com o seu bichinho durante a viagem. Ele pode estar estressado ou agitado, então seja compreensivo e dê a ele o tempo de se ajustar à nova situação, combinado?
Quer garantir total segurança e conforto no transporte do seu animal de estimação?
Adquira o Guia de Transporte Animal (GTA) para viagens em território nacional, e o Zoonitário Internacional (ZT) em caso de viagens para o exterior. Para obtenção de ambos, é necessário entrar em contato com o Ministério da Agricultura ou com veterinários credenciados pelo Ministério.
Com um pouco de planejamento, você pode viajar com seu animal de estimação sem problemas e ter uma experiência inesquecível.
Ainda tem dúvidas? Conte com a assistência de quem é líder no segmento e já embarcou milhares de viajantes pelo mundo.
Flytour. Conectando o viajante e seus pets às suas melhores experiências de viagem.