Orientações para minimizar possíveis impactos
Com as férias de verão na Europa, aliada à crise causada pela pandemia, os aeroportos europeus têm passado por alguns impactos devido à falta de profissionais nas companhias aéreas e às greves.
Isso tem prejudicado significativamente o deslocamento em toda a Europa, com atrasos e cancelamentos de voos.
Exatamente por isso, preparamos algumas orientações para minimizar possíveis impactos antes, durante e depois de sua viagem.
1) Evite despachar as malas
Se possível, substitua o despacho de bagagem pela mala de mão. Isso porque, o controle das bagagens tem sido uma das principais áreas afetadas nos aeroportos.
2) Caso tenha que despachar as malas, organize a mala de mão com cuidado
Se o despacho de malas for inevitável, organize a bagagem de mão com itens que te ajudarão a passar, pelo menos, por 3 dias. Considere trocas de roupas, itens de higiene pessoal, carregadores para os eletrônicos e outros itens essenciais na sua viagem.
3) Opte por conexões com intervalos maiores
Com os atrasos em voos, é importante haver um tempo hábil para esse tipo de imprevisto. Caso haja uma reunião importante agendada para o mesmo dia do voo, a sugestão é ajustar a agenda para flexibilizar o tempo de espera.
4) Ou evite conexões
Cada parada no seu itinerário poderá aumentar progressivamente os atrasos. Caso o primeiro voo atrase, você poderá perder o embarque na conexão.
5) Faça check-in on-line
Antecipar o check-in reduz, consideravelmente, as chances de ocorrer overbooking. A dica é baixar o aplicativo da cia aérea para monitoramento do voo e rastreio de sua mala.
6) Autorize o recebimento de comunicação da companhia aérea
Essa é uma medida essencial para receber informações sobre atrasos e cancelamentos de voos. Em momentos como esse, informação nunca é demais.
7) Acompanhe os sites da cias aéreas
Antes de se deslocar ao aeroporto, verifique, no site e nos canais oficiais da cia aérea, informações sobre o seu voo e possíveis impactos no aeroporto da cidade destino de sua viagem.
8) Mantenha a calma e tenha empatia
Com todas as medidas realizadas, ainda assim seu voo atrasou, foi cancelado ou no caso de qualquer imprevisto, mantenha a calma.
Lembre-se de que boa parte dos acontecimentos atuais se deve à falta de trabalhadores nos aeroportos e companhias aéreas.
Entre as razões, é possível que ainda não tenha havido tempo hábil para repor as equipes dispensadas na pandemia, ou porque muitos funcionários ainda estão afastados por terem se contaminado pela Covid-19. Ou seja, há uma sobrecarga de trabalho para quem está no front.
A dica é respire fundo antes de se indispor com uma pessoa da tripulação ou com o funcionário do guichê de malas perdidas.
Com essas informações, queremos te deixar ciente da situação dos aeroportos, assim como sugerir ações para minimizar possíveis impactos na sua viagem. A situação tem oscilado bastante, com momentos de normalização da operação e outros de crise.
Para qualquer dúvida ou necessidade que tenha na sua viagem, conte com o apoio e expertise da Flytour, a maior agência de viagens corporativas do Brasil, atuando há 48 anos com pequenas, médias e grandes empresas.