Você já ouviu o termo “jet lag” em algum lugar? Saiba que ele está totalmente ligado às pessoas que viajam de avião. Porém, refere-se, especificamente, às viagens de avião que interfiram diretamente no fuso horário.
Esse fenômeno atinge principalmente pessoas que fazem viagens longas de avião, viagens internacionais, por exemplo. Isso porque, no intervalo de 24 horas, o corpo passa por mudanças no ambiente causadas pela diferença de horário. Contudo, tenha calma! Não é regra que todos os passageiros sintam seus efeitos, já que variam de organismo para organismo.
Fazer viagens, a passeio ou para fechar negócios, exige muita organização em diversos pontos: fazer as malas, atentar-se ao horário do embarque, efetuar o check-in, separar documentos e itens que podem ser levados no avião, entre muitos outros. Aliás, também entram nesse checklist os cuidados com a mente e o corpo para que, assim, transtornos durante a viagem sejam evitados.
Entendendo o que é jet lag
Você já viu que jet lag tem a ver com uma viagem longa de avião e que é um transtorno que causa alguns efeitos no organismo. Então, caso você tenha uma viagem internacional agendada para os próximos dias, esse artigo foi feito especialmente para você!
Contudo, o que é jet lag? Pode ser entendido como um certo conflito existente entre o ritmo biológico do corpo humano e o do ambiente, havendo uma certa desregulação. O fator que desencadeia esse transtorno nada mais é que o fuso horário.
A pessoa sente os efeitos do jet lag quando o corpo está biologicamente acostumado com aquelas 24 horas, separados pelo dia e pela noite e, por ventura, passa a atuar com a frequência de outro fuso horário, impactando em como o organismo entendia até então o que era dia e noite. É uma situação muito comum em viagens internacionais.
Na prática, o jet lag acomete pessoas que dentro do mesmo dia atravessam dois ou mais fusos horários, ocasionando certa confusão para o organismo que está com o metabolismo programado para atuar dentro da rotina convencional.
Identificando os sintomas do jet lag
No caso de uma pessoa que vá realizar uma viagem para um destino muito longe, vale ficar atento em como o seu corpo vai performar e, assim, identificar possíveis sintomas causados pelo jet lag. Para isso, vamos elencar, a seguir, os principais indícios.
Já ressaltamos que não é regra que toda pessoa que realize uma viagem de avião vá ser impactada pelo distúrbio. Porém, a caracterização pode ser observada logo nos dois primeiros dias da viagem e em casos um pouco mais extremos, estender-se por algumas semanas. Saiba como identificá-los na sequência:
- dor no corpo e de cabeça;
- cansaço e sonolência em excesso durante o dia;
- problemas digestivos;
- redução do apetite;
- dificuldade de concentração;
- falha momentânea de memória;
- insônia;
- variação de humor;
- irritação na pele;
- sensação de enjoo;
- paralisia do sono ou convulsões (casos extremos com frequência isolada).
7 dicas de como evitar ou amenizar os sintomas do jet lag
Neste momento, você deve estar se perguntando “o que posso fazer para aliviar o jet lag?”. Bom, caso você seja uma dessas pessoas que o organismo vai reagir à interferência de um fuso horário diferente do habitual, vale anotar algumas dicas de como amenizar ou, até mesmo, prevenir os sintomas.
Algumas atitudes podem ser adotadas para evitar que se sofra tais efeitos, principalmente se é a primeira vez que você vai viajar de avião para um destino com características de fuso horário ao qual falamos e não sabe como seu corpo vai responder ao ambiente. Anote as dicas:
- Ajuste-se para o fuso horário do destino antes mesmo do embarque, de modo que assim seu corpo comece a se familiarizar e não sofra tanto impacto com a mudança repentina;
- Durma e descanse bastante no primeiro dia, em especial na primeira noite que chegar ao local. Existem alguns remédios de ordem natural que ajudam a regular o ciclo circadiano, os quais podem ser uma boa alternativa;
- Embora para alguns possa parecer muito difícil, a indicação é evitar dormir profundamente ao longo da viagem, dando preferência a cochilos alternados, pois isso vai evitar que você perca o sono à noite;
- Respeite o fuso horário do local onde você está. Entendemos a dificuldade, mas tal ação faz parte da adaptação. Então, cumpra rigorosamente os horários de refeições e sono do fuso horário de onde você está;
- Em se tratando de alimentação, o ideal é que sejam ingeridos alimentos mais leves e saudáveis — tudo para não sobrecarregar o organismo que já está em adaptação. Também beba bastante água para ajudar na hidratação;
- Bebidas alcoólicas e café são orientados a serem evitados antes do voo. Isso porque, de acordo com a OMS, essas bebidas potencializam os sintomas do jet lag;
- Tome banho de sol e passeie ao ar livre. Essas sugestões podem parecer irrelevantes, mas o sol estimula a produção de vitamina D, que atua para o bom desenvolvimento do corpo. Ainda, além de ser ótimo para a mente fazer um passeio em um local diferente, isso alivia a tensão e o estresse.
Vale lembrar que não existe uma forma “mágica” para fazer você não sentir os efeitos do jet lag na viagem. Afinal, cada corpo responde de uma maneira distinta. Assim, enquanto uns são afetados, há outros que não são impactados por esse transtorno. Entretanto, essas dicas são boas práticas que ajudam a não sobrecarregar o organismo de qualquer um — afetados ou não.
A sua próxima viagem é com a Flytour!
Agora que você já entendeu o que é o jet lag e como amenizar as sensações desse transtorno, chegou a hora de planejar sua próxima viagem. Para isso, você pode contar com o time da Flytour. Isso porque damos conta de todos os detalhes, deixando você aproveitar ao máximo todas as experiências incríveis provenientes do passeio. Então, fale com a gente!