Profissionais que têm viagens corporativas como parte do seu trabalho podem conhecer muitas cidades, culturas e momentos de lazer ao longo de um compromisso profissional.
Além dos benefícios para a carreira, a oportunidade de aprimorar técnicas profissionais e fazer networking, isto é ampliar a rede de contatos, estar em outro país já é por si só um benefício das viagens a negócios.
Muito além dos pontos relacionados à carreira, com a ajuda de uma boa organização e disciplina, é possível que esses profissionais experimentem também um pouco da tendência bleisure na prática. Ou seja, vivenciem a união de negócios e lazer durante uma viagem. Com isso, os viajantes conseguem encontrar o equilíbrio entre poder explorar uma cidade nova, conhecer a cultura local, fazer um jantar diferente e até mesmo se permitir descansar mesmo durante uma viagem corporativa. Como? A gente explica.
1- Se organize antes da viagem
Assim como em viagens a lazer, nas corporativas, também é necessário ter um roteiro e agenda bem definidos. Neste caso, para conseguir desfrutar dos momentos de lazer durante sua viagem à negócios, é necessário se programar – e muito bem.
Para isso, antes da viagem acontecer, procure organizar como serão os dias de trabalho e observe quais os períodos, horas ou mesmo momentos que terá livre em cada dia da viagem. Cada um deles será importante para poder aproveitar ainda mais o destino escolhido para a viagem e poder renovar o corpo e mente para o trabalho.
Esse planejamento de viagem será importante para também comprar passeios e reservar restaurantes com antecedência e poder cumprir com toda a organização prévia.
2- Escolha uma hospedagem com boa localização
Se você terá horas ou apenas alguns minutos para o lazer, que tal aproveitar para explorar o bairro em que está hospedado? Ou então escolher um restaurante próximo para o almoço em família?
Independente da opção escolhida, a localização será de extrema importância para que o bleisure possa funcionar da melhor forma e você consiga ter atividades fora do seu local de trabalho – seja ele um coworking no hotel ou até mesmo seu próprio quarto.
3- Tenha disciplina
Assim como reuniões e compromissos de trabalho são tratados com disciplina e seriedade, os momentos de lazer e descanso também pedem uma atenção especial. Principalmente se estiver em uma viagem bleisure com a família, afinal os combinados de momentos de lazer merecem ser cumpridos.
Exceto no caso de urgências e imprevistos no trabalho, os momentos de lazer devem ser usados para entrar em contato com a cultura local, além de descansar. Com isso, a depender da quantidade de tempo disponível, você pode visitar algum ponto turístico próximo ou até mesmo encontrar coworkings próximos de locais de passeio ou restaurantes badalados e fazer a divisão de tempo entre trabalho e lazer em um local diferente.
4- Vivencie e aproveite o tempo livre
Assim como você busca se concentrar em seu trabalho, o tempo de lazer deverá ser usado para tal. Evite ligações, e-mails ou mensagens para resolver assuntos profissionais. Com isso, você ajuda sua mente a se concentrar no lazer e relaxar, para recarregar as energias. E, também, quando está trabalhando é possível maior e melhor concentração, já que o tempo de dedicação deve ser para essa tarefa.
Por fim, é essencial aproveitar o melhor dos dois mundos em uma viagem bleisure. Fazer networking e estar em contato com outros profissionais que colaboram para sua carreira é tão importante quanto ter experiências em família, ou sozinho, em contato com a cultura local.
Saiba escolher os momentos, se programar e viver sua viagem corporativa com um toque de lazer da melhor forma. Caso tenha dúvidas ou precise de auxílio, o time Flytour está pronto para te ajudar!