Flytour Logo

Técnicas de mindfulness para você fazer no avião

Técnicas de mindfulness para você fazer no avião

Vai encarar horas de voo e acha que está preparado para driblar o sono com uma maratona de filmes ou tentar colocar o sono em dia? É aí que, se os planos não acontecerem, o tédio pode te pegar de surpresa. Para te ajudar a se concentrar e focar no momento presente – mesmo que em grande altitude – as técnicas de mindfulness funcionam e prometem aliviar o desgaste físico e mental de um voo, de curta ou longa duração. 

Ter a atenção plena poderá permitir que você relaxe melhor durante o voo, afinal ficar algumas horas na mesma posição pode gerar alguns desgastes físicos e mentais e, estar relaxado é a melhor opção para o voo ser mais tranquilo. Para que isso aconteça, separamos as principais dicas:

  • Preste atenção na sua postura 

A maneira como estamos sentados, seja para trabalhar durante várias horas em frente ao computador, ou para viajar a trabalho ou lazer, em um espaço super pequeno, diz muito sobre os possíveis impactos e consequências que nosso corpo sentirá – durante o tempo e depois. Então, para começar esse ritual do mindfulness durante o voo, se coloque de pé, estique suas pernas, perceba como está se sentindo e volte a sentar-se novamente, agora na posição correta, com as costas encostadas e pernas formando o ângulo de 90º. 

  • Respire fundo 

A respiração é a base do mindfulness, é por meio dela que nos colocamos em estado consciente e com atenção plena no momento presente. Afinal, perceber como está sendo a respiração é ótimo para identificar como está se sentindo, se está tudo bem ou se algo precisa de uma atenção especial em seu corpo. 

Para isso, preste atenção no movimento de respiração que seu corpo faz naturalmente e na duração da entrada e saída de ar em seus pulmões. Caso sinta necessidade de fazer alguma técnica de respiração específica, faça a respiração quadrada. 

Respiração quadrada – conte 4 segundos para cada movimento e faça o seguinte: pulmão vazio (sem ar, esvazie-o), inspire, pulmão cheio (segure o ar), expire. Repita a sequência 4 vezes (ou mais, se sentir necessidade). Em seguida, mantenha a respiração natural do seu corpo. Essa é uma ótima técnica para momentos em que é necessário acalmar a mente e a respiração. 

  • Baixe aplicativos de meditação 

De preferência, já esteja com eles baixados em seu smartphone antes de entrar no avião. Os aplicativos (ou até mesmo vídeos) de meditação guiada são ótimos para iniciantes na prática ou aqueles que não conseguem se manter concentrados por muito tempo e precisam de uma ajudinha extra. 

  • Ouça músicas ou áudios relaxantes 

Se você prefere se concentrar ou até distrair com músicas, lembre-se de pegar seu fone de ouvido (ou, dependendo da cia aérea, peça a um dos atendentes) e dê play na sua playlist favorita. 

Depois de estar relaxado com as técnicas de respiração e com a mente mais calma, uma boa música ou áudio relaxante (como o barulho de chuva, por exemplo) será perfeito para te manter em estado de relaxamento e menos tensão durante as próximas horas de voo. 

Se, apesar das técnicas, você possui medo de voar ou se sentir com a mente agitada, veja se é possível andar até o banheiro do avião, fazer uma pausa de alguns segundos e, em seguida, retornar ao assento e começar novamente. Nesse momento, acalmar a mente e ouvir sua música preferida ou até assistir um filme, serão as melhores atitudes para o momento do voo ser melhor aproveitado. 


E lembre-se: se precisar de serviços e soluções de viagens corporativas, conte com a Flytour. Fale com nossa equipe para te auxiliar a realizar sua viagem a trabalho da melhor forma. 

Confira também