Uma das cidades mais queridas pelos viajantes, o Rio de Janeiro conquista turistas a lazer por suas belezas naturais e profissionais em viagens corporativas pela diversidade encontrada nos variados bairros. Espere encontrar características diferentes ao transitar pelos bairros de Copacabana e Leblon, por exemplo. Ainda que próximos, dispõem de uma estrutura e lifestyle diferentes entre si.
Além desses dois bairros, outro que se destaca quando pensamos em uma viagem a trabalho para o Rio de Janeiro é a Barra da Tijuca. Um bairro amplo, que se destaca pela variedade de condomínios e shoppings. Se você busca locais diferenciados para trabalhar estando na cidade carioca, a dica é sair do óbvio e procurar por cafeterias, livrarias e até lanchonetes em que é possível abrir o notebook para algumas horinhas de trabalho.
Pensando nisso, trouxemos as principais dicas para você se sair bem em sua viagem a negócios ao Rio de Janeiro.
- Comece escolhendo um bom bairro
Se deseja se hospedar em bairros que concentram grande quantidade de atrações turísticas, belas praias e opções para lazer e gastronomia, as opções certeiras são o Leblon, Ipanema ou Copacabana, bairros da Zona Sul. Ideias para você fazer seu bleisure e intercalar horas de trabalho com um belo passeio na rua ou até em esticar alguns minutos para descansar à beira mar.
No entanto, se deseja uma opção mais sossegada e afastada da zona turística, a Barra da Tijuca dispõe de ótimos restaurantes e opções de lazer, além de uma praia mais tranquila para você relaxar nas pausas de trabalho.
- Escolha um hotel equipado
Ao viajar a trabalho para o Rio de Janeiro, é importante se atentar às instalações e comodidades que os hotéis oferecem. Dessa forma, será possível conciliar o bleisure e trabalhar em áreas específicas no hotel ou no quarto.
Veja o Windsor Plaza Hotel, localizado no bairro de Copacabana, com uma vista privilegiada, boa localização e oferece diversas opções para sua estada. Já se preferir um hotel na Barra da Tijuca, o Radisson Rio de Janeiro Barra possui uma estrutura pensada para os profissionais em trabalho remoto, junto com outras comodidades.
- Opções para trabalhar: coworking e cafeterias
Você encontrará boas opções no bairro Botafogo, que está a cerca de 6 km de distância de Copacabana e 24 km da Barra da Tijuca, como cafeterias com espaço para trabalhar. Uma boa opção é a CoLAB, que dispõe de cafés especiais, menu variado e um espaço para quem trabalha remotamente poder abrir o notebook quando desejar.
Para os adeptos a trabalhar de coworkings, as opções são espalhadas pela cidade e proporcionam possibilidade para networking com outros profissionais. Confira o Coworking Town localizado em Copacabana, dentro do hotel Rio Othon Palace ou, se preferir na Barra da Tijuca, o My Office Escritórios Inteligentes é ideal.
- Encontros de negócios? Escolha um bom restaurante
A variada gastronomia carioca possui uma grande variedade de bares e restaurantes que combinam com diversas ocasiões. No contexto profissional, quem busca um bom restaurante para um encontro de negócios, uma reunião ou até mesmo para fazer networking, pode optar por opções tradicionais da cidade que, certamente, tem muito a encantar. Como o caso do Lasai Restaurante, uma opção requintada e moderna, que conquistou estrela Michelin.
Outras opções de restaurantes também podem ser ideais para um encontro profissional como o Restaurante Emile, localizado dentro do Hotel Emiliano, em Copacabana ou o restaurante Casa Graviola, com menu saudável e localizado no charmoso bairro do Leblon.
Aeroportos do Rio de Janeiro
A cidade possui dois aeroportos que transportam diversos passageiros diariamente, seguindo o foco de cada um, sendo o Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Galeão, por estar localizado no bairro homônimo, com cerca de 23 km de distância do Centro do Rio de Janeiro. E o Aeroporto Santos Dumont, responsável pelos voos nacionais e pela famosa ponte aérea Rio-São Paulo, e está a cerca de 3 km do Centro.
Gostou dessa dica? A Flytour também recomenda o mini guia de viagens a trabalho em São Paulo.