Flytour Logo

Manuela Bernardes, Diretora da Flytour Business Travel, explica o que é o NDC e os impactos no mercado do turismo

O que é o NDC?

NDC (New Distribution Capability) é um novo padrão tecnológico de comunicação para a distribuição de conteúdo no segmento aéreo. Foi criado pela IATA em 2013. Desde então, esse novo padrão vem sendo desenvolvido pelas cias aéreas ao redor do mundo.

O que esse novo padrão trará de melhorias?

Uma modernização no formato de distribuição de serviços aéreos, permitindo que as companhias aéreas disponibilizem para seus clientes conteúdo personalizados, mais dinâmica na precificação das tarifas e melhor experiência dos viajantes na compra de assentos, Internet, refeições especiais etc.

E como ter acesso a esse conteúdo?

As companhias aéreas estão desenvolvendo esses canais de distribuição através de conexões diretas ou pelos GDS (Global Distribution System) em formatos mais modernos de tecnologia, garantindo o acesso à nova experiência proposta.

No segmento de viagens corporativas, é fundamental que o conteúdo NDC esteja conectado com os OBT’s (Online Booking Tools).

Por que é importante se conectar aos OBT’s?

Os OBT’s proporcionam uma experiência mais digital e on-line para os viajantes corporativos, isso dado que, além de apresentar, de forma consolidada, o conteúdo ofertado pelas cias aéreas, permite que as empresas definam o fluxo de aprovação e controle de budget, que são fatores importantes para esse segmento.

Assim, a nova distribuição deverá estar integrada aos sistemas de reservas, garantindo a aplicação da política de viagens e dos acordos corporativos.

E como está o panorama hoje?

Diversas cias aéreas estão definindo suas estratégias de adesão ao NDC. Algumas companhias aéreas da Europa já disponibilizam o conteúdo NDC desde 2019 no mercado brasileiro, mas sem focar no segmento de viagens corporativas.

No Brasil, a Latam disponibilizou a partir de 01 de maio de 2023 o conteúdo NDC para todos os mercados. Já cias aéreas, como GOL e Azul, que atuam fortemente no mercado doméstico, não definiram quanto a aderência ao NDC até este momento e, portanto, permanecerão distribuindo o conteúdo através de suas conexões diretas para o mercado brasileiro.

O que a agência precisa fazer para oferecer esses conteúdos para os clientes corporativos?

Existem diferentes formas que possibilitam oferecer o conteúdo NDC, em uma delas, é necessário que o OBT desenvolva a conexão com o NDC da cia aérea. Outra forma de disponibilização de conteúdo ocorre por meio da plataforma NDC do próprio GDS, o que não é o caso da LATAM, por exemplo. Além disso, também é possível acessar o NDC via portal desenvolvido pela própria cia aérea, sendo que, nesse modelo, o acesso é totalmente off-line.

É importante reforçar que cada OBT segue uma estratégia de distribuição de NDC. Cada uma está em estágios diferentes de desenvolvimento, gerando ofertas de conteúdo e experiência distintas para o cliente, o que deverá evoluir de acordo com o desenvolvimento e aprimoramento das funcionalidades ofertadas pelas companhias aéreas.

E o que isso impacta em custo para a empresa corporativa?

Já existem cias aéreas que cobram uma taxa adicional para distribuição de conteúdo via GDS e podem oferecem tarifas diferenciadas através do NDC.

A Flytour está preparada para ofertar aos seus clientes as melhores alternativas. Tão logo a conectividade do NDC entre os OBT´s e as cias aéreas forem avançando, teremos a oportunidade de melhorar a experiência dos  viajantes.

Acreditamos na evolução dessa nova forma de distribuição de conteúdo aéreo. Ainda assim, trabalhamos com a visão de que qualquer nova tecnologia, benéfica para o nosso setor, precisa favorecer a todos os players envolvidos. Sendo assim, trabalhamos junto aos fornecedores no que se refere às novas formas de distribuição ofertadas no mercado, cooperando e desenhando processos e tecnologias que continuem a oferecer a melhor experiência na compra da viagem corporativa.

Temos o compromisso de sempre trabalhar com transparência e experiência com vocês, nossos clientes. A cada atualização tecnológica e avanço no mercado sobre esse tema, traremos informações e discussões.

Confira também