Muito comum no meio corporativo e acadêmico, o workshop visa capacitar os participantes acerca de um tema comum. Para saber mais sobre o que é workshop e como organizar um evento desse porte, continue a leitura. A seguir, apresentaremos um passo a passo para te ajudar no planejamento. Confira!
O que é e para que serve um workshop?
Se você já se perguntou o que é workshop, saiba que é um tipo de evento que combina teoria com prática, acerca de um tema central, direcionado para um determinado público. O interesse comum entre os participantes é desenvolver habilidades.
Qualquer workshop — seja corporativo, seja acadêmico — tem uma estrutura pré-definida e conta com um palestrante ou instrutor, cuja função é transmitir informações e orientações sobre o assunto em pauta.
Apesar de ter uma única missão, o desenvolvimento do conhecimento, esse evento pode abordar diferentes intenções de aplicação: um workshop empresarial, por exemplo, pode ser realizado para que uma equipe aprenda a manusear uma nova ferramenta de trabalho, importante para a execução das atividades.
O fato é que, nessa capacitação, os participantes têm sempre participação ativa, com compartilhamento de ideias, esclarecimento de dúvidas e troca de experiência de forma rápida.
Vantagens e desvantagens
Entre as principais vantagens está a oportunidade de se aprofundar em um assunto, de maneira prática e dinâmica. Além disso, participar de um evento desse porte possibilita fazer novos contatos, aumentando o networking.
Em relação às desvantagens, pode-se dizer que não há. Contudo, é preciso ter atenção. Ter um planejamento e organização de eventos é essencial para que tudo saia dentro do esperado.
Seja um workshop corporativo, seja um acadêmico, a exigência de uma estrutura física capaz de abrigar todos os presentes, com instrumentos específicos e com a participação de especialistas sobre o assunto central com habilidade de passar a informação de forma prática é fundamental.
Outra preocupação é em relação ao conteúdo a ser transmitido. Ele deve ser adequado ao nível dos participantes, para que todos consigam acompanhar e interagir. Dessa forma, é preciso que haja clareza em relação às propostas do evento e das informações a serem repassadas.
Além disso, no formato on-line, é preciso considerar alternativas funcionais para a execução de algumas atividades práticas, sempre tendo em foco o tema central da capacitação.
Duração de um workshop
Esse tipo de evento corporativo não tem duração longa, contudo, a execução depende da proposta e do segmento discutido. Pode-se dizer que ele é mais extenso do que uma palestra, mas não tão profundo quanto um curso.
O workshop é realizado, em média, em um único dia, entre seis a oito horas, com pelo menos um período de intervalo — coffee break —, quando os participantes têm a possibilidade de estreitar relações.
Diferença de workshop e curso
Ambos são formas de capacitação. No entanto, enquanto o workshop acontece em um dia, o curso pode levar meses para ser concluído. A abordagem é outro ponto que os difere. O curso aborda os conceitos com mais afinco em relação ao workshop.
Aprenda a organizar um workshop
Uma dúvida comum para quem não está acostumado a organizar eventos é como montar um workshop, passo a passo. Para sanar as dúvidas, a seguir, vamos elencar as principais etapas.
Passo 1 – Definir o tema
A primeira etapa de como organizar um workshop parte da definição do tema. É preciso ter um assunto central e objetivos a serem atingidos, os quais devem ser claros e diretos, de modo que as pessoas interessadas entendam do que se trata.
Passo 2 – Direcionar para um público-alvo
Para fazer um evento de sucesso, é preciso compreender necessidades, desejos e comportamentos dos participantes. Assim, será possível preparar um conteúdo relacionado aos interesses e ao nível de conhecimento médio, com a preocupação de fazer todos os participantes interagirem.
Passo 3 – Definir as características
Essa etapa é destinada à escolha dos tipos de workshop: se ele será gratuito ou pago. É nessa fase também que se decide a data, o horário, o local e quais serão os fornecedores necessários e a logística adotada.
Passo 4 – Definir os palestrantes
Toda capacitação precisa de um palestrante ou instrutor para conduzir o ensinamento. Ao escolher o especialista, deve-se confirmar que o profissional tem experiência e conhecimentos relacionados com o tema do evento. A didática a ser adotada também é fundamental para tudo sair conforme o esperado.
Passo 5 – Providenciar os equipamentos necessários
Os equipamentos utilizados necessitam de uma atenção especial. São eles que vão dar todo o apoio necessário para a condução do evento. Por isso, providenciar equipamentos — para som, luz, aulas práticas, entre outros — com antecedência pode prevenir imprevistos.
Passo 6 – Divulgar o evento
Esse passo depende de uma boa estratégia de comunicação, para que o evento seja bem divulgado e chegue a quem, de fato, tenha interesse. Assim, saber os canais de comunicação a utilizar, com foco no público-alvo definido anteriormente, fará toda a diferença.
Passo 7 – Escolher os brindes e o cardápio do coffee break
Oferecer brindes, seja no início, seja no final do evento, vai mostrar um cuidado especial com os participantes e também é um meio de poder ampliar a divulgação da marca do evento, para as próximas edições.
Caso tenha um coffee break programado, é importante saber o que servir aos participantes e palestrantes. É de bom senso ter diferentes opções de snacks e bebidas, de modo a atender aos diversos paladares.
Passo 8 – Investir no pós-evento
Essa etapa é tão importante quanto a do pré-evento. É nela que se tem a chance de fidelizar os participantes, enviando pesquisa de satisfação. Dessa forma, garantem-se feedbacks sobre o evento e a possibilidade de se aperfeiçoar para as próximas edições.
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