Flytour Logo

Saiba o que é ponte aérea e suas características

ponte aérea

No texto do nosso blog, hoje, vamos falar sobre a ponte aérea. Temos certeza que quase todo mundo já ouviu ou leu em algum lugar esse termo, porém, o que ele realmente quer dizer? Você sabe?

 

Sem dúvidas, você também já ouviu a seguinte frase “ponte aérea Rio-São Paulo”, mas saiba que existe ponte aérea em diversas cidades ao redor do mundo. Elas ligam grandes pólos comerciais, sendo muito utilizadas, principalmente por pessoas do mundo business

 

Ao longo do texto, você vai ficar por dentro da importância, definição e o que representa para a cidade ter uma ponte aérea. Ah, claro, vamos mostrar alguns exemplos para ficar no seu radar a partir de agora. Vem com a gente acompanhar a leitura e tirar todas suas dúvidas de uma vez por todas! 

Conceito de ponte aérea

Primeiro, vamos começar esclarecendo o que significa o termo ponte aérea e os motivos de um determinado trecho ser considerado uma ponte aérea e outros não. Essas explicações, definitivamente, vão ser muito úteis para as ações de logística da empresa ou para insights de mercado, por exemplo. 

 

Para entender e não restar mais nenhuma dúvida o que é ponte aérea, trata-se da denominação usada para o trecho entre dois destinos com um fluxo muito grande de passageiros e de voos diários. 

 

No Brasil, a ponte aérea mais conhecida é a Rio-São Paulo. Contudo, como já sinalizamos anteriormente, existem outros trechos com esse impacto no sistema de voos no país. Vamos falar um pouco sobre eles ao longo do texto. 

Criação do termo ponte aérea

Voltando um pouco no tempo, agora que você já sabe ao que se refere esse trecho da viagem aérea, vamos explicar como o termo foi criado. Ele, basicamente, surgiu na Segunda Guerra Mundial com a proposta de compor as tropas alemãs. 

 

Ainda seguindo a história, outras rotas aéreas também foram consideradas pontes aéreas em época de guerrilha, como a desenvolvida entre a Índia e a China, e outra no começo da Guerra Fria, em Berlim. 

 

Para explicar como funciona uma ponte aérea no Brasil, voltamos aos anos 60, em que ao perceber um aumento considerável de voos no eixo Rio-São Paulo, por isso o nome ponte aérea Rio-São Paulo, as empresas atuantes na época se uniram para disponibilizar voos frequentes, já que os que havia não eram regulares. 

 

As companhias que fizeram esse acordo na ocasião foram a Varig, Cruzeiro do Sul e VASP, com a condição de que a passagem valesse para todos, não importando a companhia aérea. O acordo durou até 1999, quando outras empresas entraram no segmento realizando voos nesse trecho, porém, o termo segue válido até hoje.

Pontes aéreas dentro do Brasil

Agora é o momento de falar sobre qual é a maior ponte área do Brasil. Todavia, vamos além! Vamos apresentar também mais pontes aéreas nacionais a serem consideradas para a próxima viagem ou como rota para ampliar suas atividades profissionais. Confira!

 

A rota de aviões no Brasil mais conhecida e também a maior de todas é a ponte aérea Rio-São Paulo. De acordo com dados não oficiais, estima-se que são realizados cerca de 700 voos semanais entre as cidades vizinhas. Os aeroportos desse escopo são Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Santos Dumont e Galeão. 

 

Sobre outras pontes aéreas existentes no país, pode-se considerar os seguintes trechos: Brasília-São Paulo, em segundo, em terceiro vem São Paulo-Salvador, já a quarta da lista fica com Brasília-Rio de Janeiro e, na quinta posição, o trecho Porto Alegre-São Paulo.

Pontes aéreas ao redor do mundo

Fazendo um panorama da movimentação de pessoas nos quatro cantos do globo, é possível listar quais os trechos mais recebem voos e também os mais procurados pelos passageiros nos aeroportos, independente do objetivo da viagem. 

 

Mapeando as grandes metrópoles com elevada circulação de pessoas, movimentando todos os cenários da sociedade, separamos as principais rotas aéreas desencadeadas pelas maiores pontes aéreas do mundo. Veja a lista a seguir.

 

  • Melbourne-Sydney (Austrália);
  • Mumbai-Delhi (Índia);
  • Fukuoka-Tóquio (Japão);
  • Sapporo-Tóquio (Japão);
  • Los Angeles-São Francisco (EUA);
  • Brisbane-Sydney (Austrália);
  • Cidade do Cabo-Johanesburgo (África do Sul);
  • Pequim-Xangai (China).

 

Apenas para conhecimento, a ponte aérea Rio-São Paulo configura o rol dos trechos mundiais com maior circulação de pessoas. Porém, atenção! A lista acima não está em ordem de relevância, já que a maior ponte aérea do mundo não foi listada. Isso porque queremos destacar sua importância. Confira! 

A maior ponte aérea do mundo

Se te perguntassem qual a maior ponte aérea do mundo, você saberia responder? O trecho aéreo, a seguir, está no topo da lista que falamos logo acima. Estamos nos referindo à ponte aérea Jeju-Seoul (Coreia do Sul), com estimativa de 178 voos diários. 

 

Fazendo um comparativo da maior ponte aérea do mundo, Jeju-Seoul, com a maior ponte aérea que temos no Brasil, Rio-São Paulo, já foram computados cerca de quase 5 milhões de voos a mais de uma para outra. Com esse panorama, dá para dimensionar a sua grandeza e importância nas conexões globais.

Sua viagem é com a Flytour!

Passar os dias entre uma ponte aérea e outra é a realidade de muitas pessoas. Por isso, a Flytour é a mais preparada para planejar com todos os detalhes a sua viagem, garantindo conforto e segurança até a sua chegada ao destino. Sua próxima viagem é com a Flytour!

Confira também