Viajar de avião para outras cidades do país é muito estratégico para profissionais de empresas que possuem sedes em outros locais ou precisam estar em alguma cidade para compromissos corporativos. Já ouviu falar do termo “ponte aérea”?
Ele surgiu devido ao alto fluxo de passageiros que se deslocam da cidade do Rio de Janeiro para São Paulo – e vice-versa. Durante o trajeto, os profissionais começaram a utilizar seu tempo para atividades produtivas de trabalho, além de perceberem o potencial de networking que pode ser realizado durante o voo.
Mas, é possível pensar nessa ligação de duas cidades, muito além de sair da sua “cidade-casa” e chegar na sua “cidade-trabalho”. Afinal, já que é necessário que você passe cerca de 1 hora ou mais no avião, esse tempo pode ser melhor aproveitado produtivamente em relação ao trabalho – se for planejado para isso.
Planejamento de viagens corporativas
O primeiro passo é na escolha das passagens aéreas: para começar, verifique se escolheu um voo direto – ou seja, sem paradas até chegar em seu destino final. A partir daí, fica ainda mais fácil calcular o tempo de deslocamento e o que poderá ser produzido nesse tempo. Além disso, falar de planejamento de viagens corporativas é com a Flytour: os consultores são experts em encontrar as melhores soluções para diversos profissionais e empresas.
Anotou a dica? O próximo passo é pensar na chegada no aeroporto para otimizar o tempo de viagem. Para isso, veja as possibilidades de check-in que estão disponíveis de acordo com a companhia aérea e, se possível, evite filas. Caso chegue no aeroporto com bastante tempo antes da decolagem, faça bom uso do tempo pensando em seu trabalho: envie e-mails importantes, faça ligações rápidas ou aproveite para baixar arquivos que poderão ser usados durante o voo offline.
Brasil conectado: as principais cidades e trajetos
A “ponte aérea” que se responsabilizou pela difusão desse termo, devido à grande quantidade de passageiros diariamente, o trajeto entre Rio de Janeiro e São Paulo, é uma das principais rotas e mais utilizada por diversas pessoas todos os dias por muitos anos.
Esse trajeto, conhecido por conectar duas grandes cidades da região sudeste do país em apenas 1h (uma hora) de voo, é lembrado quando falamos o termo “ponte aérea”. No entanto, outras cidades importantes do país são conectadas diariamente possibilitando mais estratégias, relacionamentos e movimentações entre diversos profissionais. Entre os últimos dois anos, algumas rotas se mostraram bastante procuradas diariamente e podemos identificar como as principais “pontes aéreas”, veja quais são elas e o tempo de duração do voo:
Partindo de São Paulo
- São Paulo – Recife (PE) : 3h de duração
- São Paulo – Salvador (BA): 2h20 de duração
- São Paulo – Porto Alegre (RS): 1h40 de duração
- São Paulo – Florianópolis (SC): 1h10 de duração
- São Paulo – Brasília (DF): 1h45 de duração
Chegando em São Paulo:
- Belo Horizonte (Aeroporto de Confins – MG) – São Paulo (SP): 1h20 de duração
Outras regiões
- Rio de Janeiro (RJ) – Porto Alegre (RS): 2h05 de duração
Como ser produtivo de acordo com o tempo de voo
Essa resposta é mais fácil do que parece e, claro, vai depender de como você estiver se sentindo durante a viagem – afinal, alguns imprevistos ou mal estar podem ocorrer. Para isso, caso sejam apenas sintomas emocionais (como nervosismo, por exemplo), que tal tentar técnicas de mindfulness? Clique aqui para conferir nossas dicas.
Se o seu voo tem o tempo de duração de até 1h30, por ser um tempo mais curto, a dica é aproveitar as leituras: tem alguma apresentação que você ainda não conseguiu se atualizar? Essa é a hora! Outro exemplo é caso você precise ler todos os seus e-mails, aproveite o momento, apenas certifique-se de que estarão todos baixados em seu computador para acesso mesmo offline.
Já se o seu voo tem entre 2h e 3h de duração, esse é o momento de preparar apresentações ou documentos maiores, por exemplo. Se concentre para produzir e tenha consigo todos os documentos necessários. Outra tarefa pode ser responder todos os e-mails que estavam pendentes e deixá-los na caixa de saída para serem enviados assim que se conectar à internet.
Por fim, se o seu voo dura mais de 3h, aproveite para fazer tarefas maiores e, também, descansar. Faça pausas, caso sinta necessidade, além de tirar todas as pendências do mundo corporativo da frente.
Anotou as dicas da Flytour? Boa viagem!