A primeira viagem corporativa pode ser um tanto desafiadora. Estar em meio a novas responsabilidades profissionais, poder representar a empresa em outro ambiente além do que é comum e, ainda, ter que cumprir com regras, políticas de viagens e prestar contas ao final da viagem, pode parecer assustador de cara.
Mas, na verdade, fazer uma viagem corporativa é também abrir as portas da carreira para se desenvolver profissionalmente, encontrar inúmeros pontos positivos em se desafiar, estar cara a cara com novas oportunidades.
Diante de todos os cenários possíveis e responsabilidades que circundam a realização de uma viagem à negócios, o “ser enviado para viajar pela empresa” pode vir acompanhado de muitas dúvidas e o manual de regras, políticas e resoluções da empresa ou de experiências parecidas de outros profissionais, pode não ser o mais adequado para a sua experiência pessoal.
Por isso, ao se deparar com a possibilidade de fazer uma viagem corporativa, nossas dicas são:
Fique atento às oportunidades
Seja de conhecer novas pessoas e ampliar seu networking, de estar em um ambiente que permite crescimento profissional – como eventos de negócios e reuniões, além de obter destaque dentro da própria empresa. Ter a gestão apostando em sua carreira e com as expectativas correspondidas, é uma ótima maneira de crescimento profissional e reconhecimento na empresa.
Não seja tão formal nas relações
É comum parecer mais formal e até mais sério quando está em sua primeira viagem corporativa, mas a realidade é que a maioria dos profissionais que irá encontrar podem já ter passado por essa experiência e entendem que o nervosismo pode bater de vez em quando. É importante não deixar que o nervosismo ou alguma possível timidez atrapalhem a experiência de viagem corporativa e, também, interfiram na posição profissional.
Guarde todos os comprovantes de consumos
Afinal, por estar viajando em nome da empresa, será necessário prestar contas à gestão e todas as comprovações de gastos serão necessárias para calcular o custo financeiro da viagem. A dica é: organize todos os comprovantes de papel em alguma pasta e, se possível, tire fotos com o celular – para serem deletadas posteriormente, claro. Assim, você garante que terá os comprovantes de duas maneiras, fisicamente e online.
Faça o relatório assim que retornar de viagem
Como a prestação de contas é fundamental para a empresa, o relatório deverá ser entregue no prazo combinado e constando o máximo de informações relevantes possível para a gestão avaliar a viagem corporativa realizada. Por isso, uma dica extra é: anotar diariamente os pontos principais e relevantes para compor o relatório quando for necessário, podendo ser ao final da viagem. Assim, você pode lembrar com mais detalhes os fatos que aconteceram e a ordem cronológica da viagem, especialmente para as com período mais estendido.
Seja profissional em todo o tempo
Por mais que a seriedade ou nervosismo não devam permanecer por todo o tempo, estar em uma viagem corporativa exige um nível de amadurecimento e profissionalismo grande. As competências que são desenvolvidas ao longo da carreira e de presenciar viagens à negócios pela empresa, são aperfeiçoamentos das qualidades de cada profissional. Por isso, ser responsável, saber fazer sua autogestão e estar em dia com os compromissos da empresa com disciplina e honestidade, serão cada vez melhor vistos por parte da gestão da empresa.
Abrace a oportunidade
Afinal, é fato que existem diversos benefícios em viajar à negócios pela empresa. Existem pessoas, gestores e empresários, apostando nesse modelo de trabalho e na sua carreira para executar determinadas tarefas em outro destino.
Por fim, se precisar da ajuda de especialistas em viagens corporativas para planejar todos os detalhes e garantir a melhor performance, conte com o time da Flytour!