Flytour Logo

Como obter boas estratégias de storytelling em reuniões

Como obter boas estratégias de storytelling em reuniões

Já saiu da reunião com aquela sensação de ter tido uma excelente conversa e de ter compreendido perfeitamente a mensagem passada? Ou, até mesmo, com a vontade de fechar um acordo em questão? Em ambos os cenários, pode ser que os profissionais envolvidos tenham usado uma técnica de comunicação bastante conhecida e que pode gerar poderosos resultados: um bom storytelling.

O storytelling é o termo em inglês que significa contador de histórias, mas por aqui ficou conhecido por ser uma ferramenta de narrativa sempre presente em nossas vidas: nos filmes, na maneira de contar histórias, no universo corporativo. O fato é que efetuar uma boa comunicação é extremamente relevante para fechar bons negócios, realizar bons discursos e atrair a atenção de pessoas, ou seja, uma comunicação com sucesso ao passar a informação. 

Como usar storytelling no mundo corporativo 

Como usar storytelling no mundo corporativo Seja para apresentar-se à uma empresa, ou divulgar os serviços da sua empresa a investidores, ou em uma rodada de palestras e reuniões internas de sua própria empresa, por exemplo. Os cenários são variados e a intenção de transmitir uma mensagem com sucesso é a mesma em ambos: seja para vender um serviço, se autopromover ou para conquistar a atenção dos presentes por mais tempo. 

Para usar a técnica de comunicação em qualquer universo exige os mesmos elementos: mensagem, personagem, ambiente e conflito. Entender melhor como usá-los exige conhecê-los, veja abaixo: 

  • Mensagem: é o seu objetivo com aquela comunicação, que em uma história infantil, por exemplo, pode ser chamado de “moral da história”; 
  • Personagem: as pessoas envolvidas (reais ou fictícias) em sua comunicação, pode até ser o narrador (quem está contando a história); 
  • Ambiente: é o contexto em que essa comunicação está se baseando, que pode ser descrito verbalmente ou apenas imaginariamente com referências na fala, citando determinado período ou situação, por exemplo. 
  • Conflito: um problema a ser solucionado, algo que vai estar no contexto, ou no próprio personagem. 

Diante de todos os elementos principais do storytelling, algumas táticas são usadas para a construção da comunicação utilizando todos eles e fazendo com que a comunicação obtenha sucesso. Por exemplo, o “conflito” é o ponto principal para um storytelling ser bem sucedido, já que toda a comunicação se desenrolará em torno da questão apontada como conflito e que, certamente, virá com uma solução e uma mensagem como aprendizado. 

Conheça os tipos de conteúdos de storytelling  

Conheça os tipos de conteúdos de storytellingEssa técnica de comunicação conta com quatro tipos principais de conteúdo, que podem ser combinados entre si, para atingir um determinado objetivo e obter maior sucesso na transmissão de informação. São eles:

  • Informativo – Agrega valor de conhecimento. A dica profissional aqui é trazer ensinamentos, dicas, recomendações e, se possível, mostrar exemplos de sucesso.
  • Serviço – Simplifica alguma questão, traz solução. Aproveite para demonstrar as soluções que você e/ou sua empresa podem trazer para um determinado problema ou para melhorar, ainda mais, o cenário atual, por exemplo.
  • Comunicação – Gera senso de comunidade. É o momento de aproximar pessoas com um interesse em comum, por elementos ou produtos.
  • Entretenimento – Leva experiências a quem recebe a mensagem. Um exemplo são as mensagens que trazem significados, que sensibilizam e que promovem momentos marcantes.

Os frutos de uma boa comunicação podem ser colhidos logo após a mensagem ser transmitida, fique atento aos feedbacks e comportamentos do público em que está comunicando. 

E agora que você conhece os tipos de conteúdo de storytelling e os elementos essenciais para formar uma boa comunicação, já pode colocar em prática em sua próxima reunião. A intenção não é, necessariamente, contar grandes histórias, mas sim passar a mensagem com clareza!


Fique ligado aqui nas redes da Flytour para mais dicas!

Confira também