Flytour Logo

Bleisure: saiba tudo sobre a nova tendência de viagens corporativas

imagem mostra o que é bleisure

Termo em inglês que serve para caracterizar uma tendência em alta no mundo das viagens corporativas, proporcionando vantagens tanto para as empresas quanto para os funcionários. Assim é a bleisure, que une lazer com negócios e vice-versa, e tem ganhado a cena no mundo empresarial brasileiro.

 

Para saber mais o que, de fato, esse conceito significa e quais os outros benefícios impostos por ele, continue a ler este artigo. Aqui, você vai entender, inclusive, como ele realmente funciona na prática. Então, aproveite e boa leitura!

Conheça o conceito bleisure!

Afinal, o que é bleisure travel e por que ele tem sido tão importante para as empresas, atualmente? Para começar, é preciso explicar o significado do termo, junção de duas famosas palavras inglesas business (negócios) e leisure (lazer). 

 

Traduzindo para o bom português, bleisure é uma viagem em que se pode unir compromissos de trabalho com momentos de lazer. Nas entrelinhas, durante uma viagem corporativa, o funcionário pode usar o seu tempo livre para “turistar” explorar a cidade, conhecer a cultura, degustar iguarias locais e outras atividades.

 

Essa prática pode, inclusive, proporcionar alguns dias extras no destino onde estão ocorrendo as atividades laborais. Com isso, o funcionário tem a chance de aproveitar uma estadia mais descontraída, com a presença de familiares ou amigos, em alguns casos.

 

As empresas compreendem, dessa forma, que os colaboradores em viagem mista trabalho com lazer podem contribuir ainda mais para os negócios. Durante os passeios descompromissados pela cidade, por exemplo, esses profissionais podem conhecer a cultura do cliente mais de perto e fazer network com novos grupos.

 

Porém, quais são as vantagens existentes?

É preciso citar que esse conceito de viagem a trabalho já é bem-aceito em organizações internacionais há algum tempo. Essas empresas, desde sempre, perceberam que a prática de unir viagem com lazer oferece uma série de vantagens para todos os envolvidos tanto para as empresas quanto para os funcionários. 

 

Benefício para os funcionários

Primeiramente, em relação ao funcionário, a iniciativa oferece mais do que a possibilidade de ampliar o network e ter domínio de mercado. A viagem mista proporciona liberdade e flexibilidade para se inserir numa nova cultura, com visitas a pontos históricos, apreciação das paisagens, prática do idioma local e descanso.

 

Dessa forma, a viagem deixa de ser vista apenas como uma obrigação de trabalho, cheia de compromissos profissionais, e transforma-se em um combo que envolve responsabilidades, diversão e descanso em um lugar fora do costume.

 

Benefícios para as empresas

Já em relação à empresa, a bleisure pode ser encarada como uma forma de oferecer uma motivação extra ao funcionário. A consequência dessa estratégia pode gerar um grau mais elevado de satisfação com o trabalho e com a empresa.

 

Outro impacto positivo para a organização é ser um diferencial interno frente à concorrência. Ou seja, a empresa pode se tornar referência na prática de endomarketing, com oferta de benefícios diferenciados aos funcionários que têm agenda de viagens sejam elas nacionais ou internacionais.

 

Além disso, o conceito pode assegurar o aumento da produtividade por parte do funcionário. Então, a partir dessas viagens, quando o funcionário está mais satisfeito e feliz, a empresa pode conseguir obter resultados mais impactantes nas negociações, por exemplo.

Descubra a importância da política de viagens

Assim como qualquer tarefa com fins corporativos, as normas da bleisure precisam ser planejadas prévia e adequadamente para funcionar bem. Nesse caso, a empresa deve ter uma política de viagens bem clara e transparente, estipulando os direitos e deveres do funcionário e vice-versa.

 

Os recursos humanos, por sua vez, devem ser os responsáveis em transmitir as informações pertinentes ao tema e apontar as regras, considerando os direitos e deveres impostos tanto pela legislação trabalhista brasileira quanto pela política interna da empresa. Cada empregador, aliás, pode definir suas regras de despesas.

 

Em suma, pode-se dizer que hospedagem, traslados, inscrição em um evento e alimentação são despesas de viagem de responsabilidade da empresa. Porém, o empregado deve atentar-se a essas regras e não esquecer de solicitar comprovantes e notas fiscais dos valores despendidos, para o devido reembolso.

 

Relatório para gestão e controle de despesas

Para ajudar com o controle de gastos, investir em ferramentas que auxiliam e geram relatórios otimizados é uma boa alternativa. O documento vai servir para registrar todos os custos que o funcionário teve durante a viagem e quais despesas são de obrigação da empresa.

 

Nesse caso, a Flytour, com mais de 45 anos de experiência em gestão de viagem corporativa, pode auxiliar os processos de viagem das empresas, pois tem especialistas na área e ferramentas automatizadas que atuam conforme as necessidades de cada cliente seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

 

O serviço de gestão de viagem fica responsável ainda pela documentação e preparação de um roteiro íntegro, confiável e bem-feito. Além disso, entre os diferenciais da Flytour estão:

 

  • Relatório integrado com o ERP da empresa;
  • Documentos gerados com precisão a partir de ferramentas modernas;
  • Gestão de política de viagem bleisure;
  • Auxílio com orçamentos e autonomia aos viajantes;
  • Compliance com atendimento 24 horas.

Planeje as viagens corporativas da sua empresa com a Flytour

Interessado em saber mais sobre as soluções em viagens corporativas da Flytour? Não perca mais tempo! Confira, agora, em nosso site, todas as informações. Com mais de 45 anos de atuação no mercado, a maior agência de viagem do Brasil trabalha com quatro verticais: Business, Consolidadora, Franquia e Eventos.

Confira também